segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O estranho mundo de Tim Burton

Uma retrospectiva do trabalho de Tim Burton está a decorrer em Nova Iorque, através de uma exposição com 700 peças que demonstram que tudo é possível no seu mundo interior. As peças (fotografias, desenhos, filmes, storyboards, maquetas, bonecos, esculturas, roupas), todas fruto do seu espírito inventivo, demonstram de que forma Burton vê, não só o seu mundo, mas também um mundo em que as personagens são apenas sobreviventes num mundo sem afecto ou distorcido.

Acho inconcebível que hajam pessoas que não considerem Burton maravilhoso, como realizador e como artista. Os seus filmes e os desenhos que lhes deram origem (ou vice-versa), são autênticas obras de arte inesquecíveis ou não fossem as suas personagens fortes e encantadoras, embora cadavéricas, como as criadas para “The nightmare before Christmas” ou “Corpse bride”.
Sem dúvida, é um génio com uma visão única!

Considero “The nightmare before Christmas” uma masterpiece, que recomendo vivamente!
Para mim, basta ver o seu nome que já sei que a probabilidade de adorar o filme é elevada, até porque a sua criatividade artística impressiona-me.

5 comentários:

  1. Tim Burton tem um talento inquestionável. Estou a lembrar-me de Edward Scissorhands em que tudo é bom!

    JDamas

    ResponderEliminar
  2. Este senhor tem o dom de contar histórias de uma forma completamente distinta do habitual, aliando a isso uma arte singular. É delicioso!

    ResponderEliminar