domingo, 22 de novembro de 2009

Se póquer não é um jogo de azar que jogos são?

A meio de uma discussão, alguém colocou a referida questão. Um exemplo, conhecido de todos, é a roleta.

Porquê?
Neste jogo há uma diferença significa em relação ao póquer, que se prende com o facto de quem joga o fazer contra a banca, ou seja, é um jogo em que desde o início o jogador está estatisticamente em desvantagem, de forma a haver uma probabilidade de perder um maior número de vezes e, consequentemente, gerar lucro para a banca.
Na roleta, pode-se apostar no preto ou no vermelho existindo um número igual de casas para ambas as cores, dando a ilusão de as probabilidades serem iguais. O que muitas pessoas se esquecem é que existe o número 0, que não é de nenhuma destas cores, e é daqui que parte a vantagem da banca. Graças à existência do 0, as probabilidades são de o jogador ganhar são de 48.65%/51.35% contra a banca e é esta diferença, aparentemente insignificante que faz com que a roleta seja dos jogos mais rentável que existem nos casinos.

Já em relação ao póquer, a banca não tem qualquer interesse em que o jogador perca, mas sim que o jogador continue a jogar, até porque os rendimentos da banca advêm de comissões. Para além disto, todos os jogadores iniciam o jogo sem ser dada qualquer vantagem estatística aos jogadores, usando estes as suas habilidades para rentabilizarem as suas mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário