terça-feira, 17 de novembro de 2009

Factos por trás da Gripe A

- O que se esconde por trás da pandemia da gripe A?
- Que informação não é conhecida do público?
- Porquê a insistência em notícias que apenas geram o pânico?
São estas as perguntas a que me proponho responder com base em números da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Concelho Nacional de Segurança, não esquecendo que o mercado da indústria farmacêutica apenas é rentável quando existem doentes.

Cronologia
Em Março de 1997, foi descoberto na China o primeiro caso de gripe A, pelo subtipo H5N1, mais conhecido como gripe aviaria. Em Dezembro do mesmo ano, a gripe aviaria havia infectado 18 pessoas e causado a morte a outras 6.
Em meados de 2005, foi reportada a gripe aviaria em humanos no noroeste da China e no leste da Rússia. Em Genebra, na Suíça, a OMS alertou que com uma eventual epidemia da gripe aviaria e humana  os números de pessoas que poderiam morrer chegaria aos 7,4 milhões. No fim do ano, Bush visita a sede do Instituto Nacional da Saúde em Maryland comentado que a gripe aviaria nos EUA poderia matar 2 milhões de pessoas.
Em Junho de 2006, foi noticiado que a OMS considerava muito provável que tivesse ocorrido o primeiro caso de transmissão humana, em Sumatra, onde 8 pessoas foram infectadas, mas nenhuma morreu. Em Julho, já nada se falava da gripe aviaria.
Hoje as sociedades padecem do impacto paranóico e abusivo da nova epidemia da moda: a gripe suína (gripe A, subtipo H1N1).

Números
Dos 2 milhões de mortes estimadas que poderiam ocorrer nos EUA por gripe aviaria, não ocorreu nenhuma e a nível mundial as mortes ficaram longe da previsão dos 7,4 milhões com apenas 272 pessoas.
Parece um número bastante elevado, mas, fazendo as contas, anualmente a gripe aviaria foi a causa de morte de 39 pessoas por ano enquanto que a gripe sazonal, em igual período, matou 500 000. pessoas. Segundo o Concelho Nacional de Segurança, uma pessoa teria mais probabilidade de morrer electrificada por um raio do que pela gripe aviaria.
Segundo a OMS, a gripe suína, até meados de 2009, causou 382 mortes em todo o mundo, mas se compararmos com outras doenças:
- 2 milhões de mortes por malária (evitável com mosquiteiro)
- 2 milhões de morte por diarreia (evitável com soro)
- 10 milhões de mortes por doenças curáveis, como o sarampo ou a pneumonia
Contudo, a insistência mediática com a gripe suína parece imutável, mas porquê?

Lucro da indústria farmacêutica
Em 1996, a farmacêutica Gilead Sciences patenteou o Tamiflu como eficaz para vários tipos de gripe, de entre elas a gripe aviaria.
O governo dos EUA, no fim de 2005, tomou uma medida preventiva em relação à gripe aviaria, por se calcular que poderiam morrem 2 milhões de pessoas nos EUA. O Sr. Bush aprovou uma previsão orçamental de 7,1 biliões de dólares para planos de prevenção e medicação, dos quais 1,2 biliões de dólares estavam destinados a elaborar e adquirir 20 milhões de doses de vacinas contra a gripe H5N1. Ninguém morreu.
Ao surgir a gripe suína: a mesma farmacêutica, a mesma vacina e mais uns bons milhões investidos por vários países para a elaboração e aquisição da vacina. Compreende-se que seja algo que preocupe a todos, mas mesmo em relação às mortes que esta doença já causou (382), doenças curáveis continuam a matar muitas mais pessoas (10 milhões)!

Abram os olhos! Não é difícil perceber o que se passa… Que melhor maneira existe de comercializar senão gerar uma necessidade com base com medo e na paranóia da sociedade? Meus caros, estão a negociar com a nossa saúde e para isso mantêm a sociedade num estado de sufoco.

15 comentários:

  1. ora bem, n podes ver as doenças pelo mesmo prisma, ou seja muitas das pessoas k morrem com malaria vivem em barracas e mal tem guita para comer, kto mais para comprar um mosquiteiro. para evitar malaria tinham de andar todas cobertas dos pes a cabeça e mesmo assim n sei. ja te imaginaste toda coberta dos pes a cabeça em africa ou num pais tropical?

    kto ha gripe a, ta tudo com medo pk sao todos uma cambada de porcos. n se preocupam com a sazonal pk essa afecta pessoas e n porcos :P

    anda aki um grande negocio, mas ée pk o medicamento da gripe a é o mesmo para a gripe aviaria, tou a falar do tamiflu. ou seja, na altura do H5N1 encomendou-se paletes enormes disso às farmaceuticas e n foram gastos, agr na epoca do H1N1 vao ter de os gastar o mais possivel, pk n sabem kdo teram outra oportunidade para vazar o stock :P

    ResponderEliminar
  2. Bem.. alguém capaz de descrever o que realmente se passa com esta situação da gripe A.. O que é certo é que estão a fazer um bicho de 7 cabeças a algo, que a meu ver, é muito simples..
    Gostei deste teu "artigo" Sílvia..
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pareces uma jornalista de investigação!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que acabaste porque concordar comigo Anath =)

    Obrigado pelas palavras Andreia!

    Vou aceitar isso como um elogio Jorge...

    ResponderEliminar
  5. Não percebo é porque é que nunca ninguém foi desmascarado quando os números demonstram tudo tão bem! É o mundo que temos.

    ResponderEliminar
  6. Onde é que chegaste a arranjar estes números?

    ResponderEliminar
  7. Pesquisa na Internet, informação proveniente de diferentes fontes... Juntam-se as peças e chega-se a algumas conclusões.

    ResponderEliminar
  8. Falta-me paciência para isso, mais vale perguntar-te a ti :p

    ResponderEliminar
  9. É uma boa exposição de factos, mas realmente não se pode comparar a malária à gripe A. Mas tudo isto dispensa comentários, porque alguém (e parece-me que não são só estes senhores) meteram muito no bolso. E o povinho fiou-se nos media, comeu e calou.

    ResponderEliminar
  10. Pior é que depois de perceberem que era farsa ninguém fez NADA.
    ...
    Não há justiça!

    ResponderEliminar
  11. Não fizeram porque não valia a pena! Quando a justiça não vale de nada mais vale estarmos quietos.

    ResponderEliminar
  12. Dados interessantes e uma história digna de dó.

    ResponderEliminar
  13. Isto foi tudo uma grande fantochada e este texto a ser verdade ainda piora a ideia que ficou disto tudo. Uma coisa é verdade, é que parece-me cá a mim que pelo menos quietos tínhamos poupado uns belos trocos.

    ResponderEliminar
  14. Oh gente não havia maneira de saber mais cedo como as coisas se iam desenrolar e com o pânico que se gerou foi a única decisão sensata, comprar as vacinas. E também agora pelo menos dá para conjugar e ficasse protegido de tudo se levarmos aquela.

    ResponderEliminar