sábado, 29 de janeiro de 2011

Vuvuzela

Numa visita de cortesia à casa de amigos, não pude deixar de notar que existe num canto da  sua sala um destes exemplares e isso levou-me a reviver alguns momentos dolorosos do Mundial de 2010 (e não estou a referir-me à prestação de Portugal na competição).

Durante o referido Mundial, a vuvuzela foi o objecto mais usado dentro e fora dos jogos e, ainda hoje, não consigo compreender porquê. Eu até percebo que este seja um instrumento típico do país em questão, mas não é também um atentado à saúde pública? 
Ao que parece a Lei do Ruído ficou esquecida algures a meio do processo (ou não terá sido conveniente para alguns fazê-la vigorar) e, de facto, acabámos por ficar com este símbolo para o Mundial.

Tínhamos, assim, um objecto que quando usado originava um ruído horrível e ensurdecedor, que me levava a retirar quase por completo o volume à televisão enquanto assistia aos jogos. E se isto a nós causa este incómodo imaginem aos jogadores, que não se conseguem comunicar com os colegas ou ouvir as indicações que lhes são dadas. Acredito que, naqueles jogos de futebol, até ouvir o apito do árbitro era um feito hercúleo! Valeu-lhes a mímica...

É um facto que a minha voz não foi a única a erguer-se contra esta opção de extremo mau gosto, mas não adiantou de nada e tivemos de suportar o seu ruído. Felizmente o Mundial acabou e levou com ele levou aquele som horrível!

7 comentários:

  1. Toda a gente diz o mesmo, mas a verdade verdadinha é que ninguém as suporta, mas toda a gente as sopra. eheheh

    ResponderEliminar
  2. a parvalheira é que se um carro ou uma moto andar de escape livre e ultrapassar um x nr de decibeis quem for a conduzir apanha uma multa. cambada de gente hipocrita.

    ResponderEliminar
  3. Realmente, tendo em conta a Lei, hipocrisia é realmente uma boa palavra para associar a este objecto que só produz ruído.

    ResponderEliminar
  4. Foi o objecto mais detestado do mundial ao que parece.
    ...
    Mas como é em África, é típico e até é bonito.

    ResponderEliminar
  5. Incomoda e é de mau gosto, mas o que realmente me afecta é terem escolhido tão mal o símbolo para o mundial, principalmente se tivermos em conta que África é a mãe de toda a música. A vuvuzela é uma a antítese da música.

    ResponderEliminar
  6. Esta coisa só faz barulho mas dai a ser um atentado à saúde é um exagero cachopa.

    ResponderEliminar
  7. A vuvuzela não é um atentado à saúde?
    ...
    Pelo menos à saúde dos meus ouvidos é!
    ...
    Se fosse um carro a fazer aquele barulho era logo um coima em cima.

    ResponderEliminar