quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 - candidatos

Embora a campanha tenha arrancado oficialmente apenas a 9 de Janeiro, já ouvimos falar sobre as presidenciais há um ano. Era de esperar que nesta recta final se gerasse interesse em torno da mesma e que fossem discutidos assuntos de interesse, porém os debates foram pobres e nada de interessante foi dito, para além de acusações ou silêncios redobrados.
Sem muito mais haver a dizer, chegamos às urnas com os seguintes candidatos a Presidente da República (PR):

Cavaco Silva 
Pelas sondagens, tem a campanha ganha, mas não com base no meu voto. Se tivesse alguma dúvida em relação a Cavaco Silva, nem precisaria das questões levantadas pelos outros candidatos, ela ter-se-ia dissipado com sua a afirmação de que “compete ao Presidente da República saber o rumo a dar ao país”. Pergunto-me que rumo deu este homem ao país com a sua inépcia enquanto PR.

Manuel Alegre
Existem dois, um do PS e outro do BE, não me admira por isso a sua falta de opinião e incoerência em relação a quase todos os assuntos. Como se não bastasse resolveu fazer campanha atacando Cavaco Silva e quando confrontado com o seu trabalho publicitário para o BPP foi no mínimo contraditório. Tendo em conta que vai perder mais uma vez esta corrida para Cavaco Silva, resta-me saber como irá justificar agora a sua derrota ao PS, que desta vez o apoiou e a quem retirou a vitória em 2006.

Fernando Nobre
Preferiu não atirar pedras ao telhado de ninguém, manteve sempre um rumo certo e diz, com alguma razão, que “já ganhei”, afinal de contas é um candidato independente que em nada está relacionado com a política e conseguirá, mesmo assim e talvez por isso, ser o terceiro candidato mais votado. Infelizmente é exactamente este distanciar do mundo político e governativo que jogou contra si nos debates, nos quais demonstrou não ter as capacidades governativas necessárias para ser um bom PR. Digamos que lhe faltam algumas bases no meio.

Francisco Lopes
Manteve-se fiel ao seu partido e sabe bem em que sociedade vive (numa de segregação de classes que abusam umas das outras). Porém, ninguém espera que se afirme. Eu acredito que está apenas correr pela segunda volta nas presidenciais e pela liderança do seu partido.

Defensor Moura
Não me inspirou confiança quando afirmou que é seu desejo “reduzir a corrupção com a regionalização” e, em relação a isto, todos sabemos que com os mecanismos de corrupção e o carácter moral dos nossos governantes, uma medida destas apenas tornaria a corrupção mais acessível aos poderes regionais.

José Manuel Coelho
Parece o bobo da corte e pergunto-me se estará a querer disputar o lugar com Santana Lopes. Sinceramente, considero esta candidatura disparatada e com um único propósito: fazer-se ouvir para ganhar na Madeira.

Posto isto, resta-nos votar por um mal menor.


PS – Pelas conversas de café sobre o assunto, a maioria das pessoas não está motivada, por isso resta-me, com tristeza, desejar que Cavaco Silva tenha mais de 50% dos votos para que isto acabe de uma vez e se poupem uns milhões com a segunda volta.