quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sarcasmo: biologia

Todos já sabem qual o local do cérebro que detecta o sarcasmo, o que poucos sabem é que este local apenas o detecta (não o torna compreensível) e que existem pessoas que nem o conseguem identificar.
Para conseguirmos detectar e compreender o sarcasmo, é necessário sermos perspicazes e inteligentes, de forma a compreendermos a linguagem, as interacções sociais e o contexto que serve de fundo à situação, enquanto apreciamos o humor do outro e os seus pensamentos. Para além disto, é necessário entender a mensagem no seu sentido literal e detectar na mesma todo um conjunto de exageros e distorções necessárias à sua real percepção.
Isto quer dizer que, dependendo da conjugação destas capacidades ,uma pessoa pode ou não entender a razão de alguém exclamar “Que tempo maravilhoso!”, quando uma estrada está cortada devido à neve, tornando impossível o regresso a casa.

7 comentários:

  1. Todos sabem, pois, menos eu.
    Qual é a zona que detecta o sarcasmo?

    ResponderEliminar
  2. Que nome :s
    Também é isso que nos faz ser sarcásticos?

    ResponderEliminar
  3. Não, o giro paraipocampal encontra-se envolvido no processo de compreensão do sarcasmo, não em sermos sarcásticos.

    ResponderEliminar
  4. Para além do que referiu, creio ser importante comunicar que, não obstante às capacidades cognitivas mobilizadas na compreensão do sarcasmo, existe um conjunto de expressões faciais, gestuais e linguísticas usadas quando uma pessoa é sarcástica.

    ResponderEliminar
  5. Excelente complemento Célia. No entanto, estas pistas nem sempre estão presentes, daí a enorme importância que dou às capacidades mobilizadas na detecção do sarcasmo.

    ResponderEliminar
  6. Nunca pensei em olhar para o sarcasmo como uma aptidão. Agora percebo porque é há pessoas que não percebem.

    ResponderEliminar