quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Governo e Professores...

… lançaram fumo branco, no passado dia 8.
Após o impasse negocial, finalmente, o Governo e os sindicatos chegaram a acordo sobre o Estatuto da Carreira Docente e o Modelo de Avaliação da classe. Como em qualquer negociação, houve um conjunto de cedências de ambas as partes, o que apenas veio provar que a arrogância de Maria de Lurdes Rodrigues foi um enorme erro, que se prolongou quatro longos anos.

Não conheço o conteúdo do acordo, mas considero-o positivo pelo simples facto dos professores deixarem de ter motivos para continuar com a desestabilização do ensino português, saindo por isso os alunos beneficiados.
No entanto, não podemos esquecer que nem tudo são rosas. São mais de 80% os professores classificados com “Bom”, o que levanta duas questões pertinentes perante uma percentagem tão elevada: Será que o modelo de avaliação foi corrigido? Onde vai o Governo cortar no Orçamento de Estado para arcar com o compromisso que assumiu? Se a Educação e a Escola ganharem com este acordo aí este já terá valido a pena, embora talvez o custo seja descomunal.

Independentemente disto, depois de ter marcado de forma negativa a legislatura anterior, este é um assunto que em grande parte já está resolvido.

7 comentários:

  1. Com isto a carreira dos professores vai tornar-se melhor do que qualquer outra, pelo menos na Função Pública.
    É certo que a instabilidade gerada pelos docentes não era em nada benéfica para os alunos, porém e não esquecendo as perguntas que colocou, não seria também altura de reestruturar a Educação? Este é também o caminho para sairmos da tão aclamada crise.

    ResponderEliminar
  2. O Sócrates fez muitas cedências ou foram os professores que obrigaram o PM a dar o braço a torcer?
    Foram demasiadas cedências, pelo que ouvi dizer, mas também este assunto já enjoava.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que a cedência tenha sido feita por ambas as partes, tanto pelo Primeiro-Ministro como pelos sindicatos que assinaram o acordo (8 em 14 é necessário referir). No entanto, continuam a esquecer-se outras problemáticas.
    Reforço ainda que concordo e indago-me sobre onde irá o Governo arranjar o dinheiro para arcar com o compromisso que assumiu.

    ResponderEliminar
  4. A Educação está doente começando pelas próprias escolas e pelos que nelas leccionam. Não sei se é necessário ocorrer uma reestruturação profunda, mas é certo que ainda falta um longo caminho a percorrer nesse sentido.

    O Primeiro-Ministro quer poleiro e sabe os riscos que corre. Corre-os em dobro se não agradar a algumas classes durante a corrente legislatura, principalmente se tivermos em conta a conjuntura política actual.

    ResponderEliminar
  5. Há quem afirme que foram os sindicatos a vergar o Governo, discordo!
    Tenho de bater palmas aos dois sindicatos mais representativos, porque conseguiram tornar-se na classe em fim de carreira mais bem paga a nível europeu.
    Mais uma vez as pessoas olham apenas para os seus interesses em detrimento do interesse comum.

    ResponderEliminar
  6. A classe mais bem paga e menos produtiva.

    Tal como disse, enterram machado de guerra, mas talvez com um custo exagerado!

    ResponderEliminar
  7. Um custo mais do que exagerado e agora juntaram-lhe o dos enfermeiros... Onde é que vamos parar?

    ResponderEliminar