terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Santana Lopes condecorado

O Presidente da República procederá hoje à condecoração de Pedro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, por “destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimem a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular” (ou pelo menos é esta a justificação).

Um ano e meio após ter exigido uma condecoração para si mesmo, Santana Lopes será condecorado. Na verdade, era o único ex-Primeiro-Ministro que ainda não tinha uma distinção.

Tudo isto é mais satírico por a condecoração ser dada por Cavaco Silva, exactamente aquele que em 2004 o apelidou de “má moeda”, tendo estas palavras ficado ligadas à queda do Governo de Santana Lopes. Existe portanto uma notória contradição, pois se primeiro ajuda a derrubar Santana Lopes agora condecora-o, levando-nos a indagar se está a condenar a atitude do então Presidente da República (Jorge Sampaio), se é uma manobra política ou ambas?

Na minha modesta opinião, é uma manobra política de certeza, pois não compreendo que acto tão honroso terá este homem executado para merecer esta distinção. No entanto, estas condecorações também já estão desprovidas de qualquer significado nos dias de hoje...

É uma verdadeira anedota!

10 comentários:

  1. A mais alta condecoração do país só pode ser explicada como uma manobra política, afinal de contas, desde quando é que Pedro Santana Lopes “exerceu funções de alto-relevo”?
    As condecorações são quase lixo, porque já todos são distinguidos, minha cara amiga.

    ResponderEliminar
  2. Só se isto é única e exclusivamente relativo ao trabalho na Figueira da Foz, o que eu duvido seriamente!

    ResponderEliminar
  3. Outra piada para juntar ao monte que a política portuguesa nos fornece todos os dias. Figueira da Foz?

    ResponderEliminar
  4. Com tantas anedotas qualquer dia editam um livro.

    Antes de presidir em Lisboa, Pedro Santana Lopes foi Presidente na Figueira da Foz onde protagonizou uma mudança e recuperação profunda do concelho, levando o povo a acreditar no futuro!

    ResponderEliminar
  5. Não sabia. Afinal fez alguma coisa para merecer a condecoração =)

    ResponderEliminar
  6. Fez, mas não justifica a condecoração pelas decisões seguintes que tomou.

    ResponderEliminar
  7. Partilho da opinião de outros: a condecoração não se pode basear num único momento da vida de uma pessoa, tem de se basear em todo o percurso realizado!

    ResponderEliminar
  8. A política é um fiasco e não é só a nossa, é mesmo a nível mundial. São todos uns troca tintas que vivem de aparências e histórias mal contadas.

    ResponderEliminar
  9. Há coisas que realmente uma pessoa não consegue perceber, esta é uma delas.

    ResponderEliminar