domingo, 24 de janeiro de 2010

Crise! Que futuro...

Quando todos dizem que há crise, mas ninguém apresenta medidas para a combater, é necessário procurar pelo menos alguma informação, nem que seja para nos mantermos dentro do assunto e mantermos os olhos um bocadinho mais abertos.

Na passada sexta-feira, dia 22, decorreu uma palestra intitulada “Crise! Que futuro…”, em Almeirim. Tendo como mote a actual conjuntura económica, A. Xarim (economista) apresentou o assunto com seriedade, tendo por base factos, estudos, opiniões de especialistas e um espírito crítico algo sarcástico.
Criou-se uma certa dinâmica que nos permitiu ouvir, questionar e debater, embora uns mais fervorosamente que outros, durante as 3h30 em que a palestra decorreu.

Pessoalmente, considero-o um tema actual e sê-lo à nos próximos anos, pois (o Sr. Xarim que me desculpe) considero mais verosímil que o gráfico referente à evolução da recuperação económica seja em “W”. Quanto à bancarrota portuguesa, é uma problemática um tanto ou quanto infundamentada e acreditem que há países em pior situação, como a Islândia.

Depois do que já presenciamos, é notório que a solução passa mesmo por um caminho totalmente diferente, visto que já várias foram as vezes que percorremos este trilho, acabando sempre da mesma forma. Pois já dizia James Hunter: “se continuar a fazer as mesmas coisas, obterá os mesmos resultados”.

10 comentários:

  1. Toda a gente fala, mas ninguém diz nada.
    Mas tu não tens mais nada pa fazer?

    ResponderEliminar
  2. O problema não se encontra apenas no que é dito, mas também no que é feito: pouco ou nada, bastante perto do zero!

    ResponderEliminar
  3. Muito foram os entendidos que avançaram já algumas soluções, umas mais viáveis que outras, mas o problema é também as mesmas serem praticáveis.
    Não a sabia interessada em temas relacionados com a conjuntura económica, talvez esta fosse uma área a explorar.

    ResponderEliminar
  4. Problemático é aquilo que alguns prometem, como o nosso Primeiro-Ministro, antes ainda de terem a certeza que não terão de tomar certas medidas.

    Não é a minha área, mas sou curiosa e uma pessoa tem de estar informada. Por uma questão de informação, formação de opinião, discussão da problemática, etc.

    ResponderEliminar
  5. São políticos, já é de esperar...

    ResponderEliminar
  6. Temos de ter alguma esperança, mas duvido que a Islândia esteja em tão maus lençóis como o nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Austeridade e mais austeridade... É esse o futuro!

    ResponderEliminar
  8. Facto é que chegámos ao fim do ano, Portugal continua a descer e pouco é feito para inverter esta tendência.

    ResponderEliminar
  9. O caminho não é este só que parece que ninguém sabe bem qual é. Uma coisa a gente sabe, é que este ano vai ser ainda pior e nisto concordam todos.

    JDamas

    ResponderEliminar