domingo, 17 de janeiro de 2010

Avatar



Vi ontem o aclamado filme de James Cameron. Talvez a expectativa que tinha já fosse demasiado elevada para me poder impressionar, mas gostei.

Não é nenhuma Laranja Mecânica, a história não é complexa, nem intelectual e é bastante previsível, no entanto, o guião não é mal utilizado. É-nos demonstrado que os erros do ser humano são reproduzidos no futuro, fazendo uma analogia directa à colonização e à defesa dos interesses pessoais (tomemos o exemplo dos EUA e do petróleo).

Quanto aos personagens, considero-os demasiado rasos. O vilão do filme parecia uma caricatura do Hitler, mas o verdadeiro destaque é para Zoë Saldana, que encarnou na perfeição a nativa Neytiri.

Os efeitos especiais cativaram-me. O meu fascínio apenas foi ligeiramente abalado pelo exagerado tempo de duração do filme (2h42m), se bem que os detalhes que Cameron apresenta sobre o mundo que criou são bem-vindos, devido ao conjunto de cenários maravilhosos e criaturas fantásticas. Mesmo assim não acho credíveis as quedas de água existentes nas “ilhas suspensas”, de onde vinha a água?

De uma forma inteligente, é explorada a relação que a tribo tem com a natureza, enquanto o mundo nos é apresentado, passando ao espectador uma mensagem ecológica de forma natural.

Para mim o grande ponto forte em relação a Cameron, neste filme, é mesmo o facto de que embora exista um inevitável romance, ao contrário do que fez com Titanic, não centrou o filme nisso, expandindo-o e aprofundando-o.

Se em 2D foi bom, imagino que a experiência em 3D seja muito compensadora.

3 comentários:

  1. Muitos falaram mal, mas o filme tá um espectáculo!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tive oportunidade de ver o filme e estou a guarda-la bem.
    Do que vi dos Trailers e dos teasers parece ser uma boa experiencia sensorial (na linha da frente a visão).
    Para mim,como amante da luz e da sombra o filme só pode ser considerado um enorme exito,a ver vamos.

    ResponderEliminar
  3. Acabei por visionar o filme no cinema a pedido dos meus pequenos piratas e devo dizer-lhe que o filme é de uma beleza extraordinária, principalmente no que se relaciona com o retrato da natureza. A experiência em 3D é avassaladora!
    As mensagens são transmitidas com um excelente pano de fundo e o filme é um conjunto de metáforas.
    Valeu a pena e os pequenos adoraram.

    ResponderEliminar