segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nicolau Copérnico e Galileu Galilei

Estava a empacotar livros para doar, quando encontrei os meus certificados referentes aos Cursos de Formação em Astronomia, que frequentei no Centro Ciência Viva de Constância. A nostalgia avivou-me memórias e encaminhou-me até aqui, ou não fosse o presente mês aquele em que nasceram os dois astrónomos que iniciaram a desmitificação da  Teoria Geocêntrica.

A astronomia moderna não nasceu de um dia para o outro, tendo o seu desenvolvimento implicado o desfazer de teorias filosóficas e religiosas profundamente enraizadas, nomeadamente, a Teoria Geocêntrica, dominante na consciência colectiva do povo cristão, até ao século XVI.
Nicolau Copérnico, nascido a 19 de Fevereiro de 1473, foi o grande impulsionador da mudança das mentalidades, a nível cosmológico, ao apresentar a Teoria Heliocêntrica. O heliocentrismo, toma o Sol como o centro do Universo, em torno do qual tudo se move, concebendo o Universo independente de Deus, como um sistema autónomo, explicando-se por si próprio e através de leis testadas pela experiência e formuladas matematicamente, deslocando-se o centro de gravitação da Terra para o Sol.
O heliocentrismo é claramente o primeiro sinal de ruptura na concepção do Universo, derrubando a tradição milenar da Terra como centro do Cosmos e operando aquilo a que se costuma apelidar de Revolução Copernicana. A sua teoria não dispõe, no entanto, de provas concretas para este modelo, tendo Copérnico utilizando apenas uma geometria simples para chegar às suas conclusões.
Foi Galileu Galilei, nascido a 15 de Fevereiro de 1564, que a corroborou com as suas descobertas, das quais destaco: a observação das luas de Júpiter (que, por orbitarem Júpiter, provam que existem corpos a orbitarem outros planetas que não a Terra), a constactação de que Vénus apresenta fases (tornando falso o Sistema Geocêntrico de Ptolomeu e provando que Vénus orbita o Sol) e a observação das manchas solares (que o fizeram aperceber-se da rotação do Sol).

Curiosidade: o lançamento da primeira obra de Galileu, “Sidereus Nuncius” (O mensageiro das estrelas), integralmente em português, ocorreu durante as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário