segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Madeira, várias desgraças

A catástrofe na Madeira foi provocada pela forte chuva que deu origem a correntes de água que arrastaram tudo o que encontraram, tendo provocado um elevado nível de destruição, caos e morte. Pelas imagens, eu diria que mais parece que a Natureza se revoltou e quis engolir tudo.

Enquanto Alberto João Jardim assegurava a preparação de um pedido de apoio a Bruxelas, o Governo fazia saber que havia colocado todos os meios financeiros ao dispor da Madeira e, posteriormente, juntos definiram o plano de ajudas para a região. Houve também uma imediata união social, após se verem as imagens que chegavam da Madeira, tendo sido abertas várias contas bancárias para depósitos de donativos.
O povo madeirense começou já a mobilizar-se e organizar-se, para começar a limpar ruas, retirar destroços, restituir a beleza à ilha e retomar a sua vida normal. É notável o espírito lutador destas pessoas!

Até ao momento, estão contabilizadas 48 mortes, 32 desaparecidos e centenas de desalojados. Pensando nestes números, é impossível não pensar nas causas desta catástrofe e nas atrocidades ambientais que a ilha sofreu. Se por um lado é verdade que o volume de água atingiu níveis elevadíssimos, é verdade também que desflorestaram encostas, encanaram ribeiras e permitiram construções em leito de cheia.
Em relação à chuva é impossível travá-la e não podemos a levar ao banco dos réus, mas a quem permitiu que toda esta água não encontrasse resistência, através dos meios anteriormente referidos, a esses podemos atribuir culpas.
Posto isto, concluo que, para além do óbvio, é necessário repor a permeabilidade dos solos e restituir leitos de cheia, sendo isto possível através do plano de ordenamento do território.

Tenho ainda de referir que me indigna o aproveitamento político desta situação, pois é completamente despropositado que os vários partidos venham fazer alarido e se mostrem solidários só para ficarem bem-vistos. Isto prova que, para além de vampiros, os políticos são uns mentecaptos sem coração e sem escrúpulos para quem até a desgraça alheia é motivo para fazer política.
Hoje vejo-me obrigada a concordar com o nosso Presidente da República: “Deixem trabalhar o Governo!”.

25 comentários:

  1. Parece que é verdade, hoje todos os portugueses são madeirenses.

    ResponderEliminar
  2. Todos os portugueses são madeirenses? Se essa afirmação não fosse tão triste eu até me ria. Portugal é do Minho ao Algarve, os madeirenses descendem dos berberes, do norte de África. Lá por termos descoberto a Madeira isso não faz deles portugueses.
    Temos de os ajudar, sim! Mas não por serem portugueses.

    ResponderEliminar
  3. Desapareces e quando voltas é para falar de desgraças!?
    ...
    Os madeirenses não são portugueses? Desde quando?
    Há com cada animal neste mundo!
    ...
    Os políticos não olham a meios.
    ...
    Os meus sentimentos a quem sofreu perdas!

    ResponderEliminar
  4. Oh Anónimo, és cá um animal!

    A situação é péssima, mas acho que vai tudo correr bem =)

    Força Madeira!!

    ResponderEliminar
  5. Que estupidez! Devemos ajudar por serem portugueses, mas também porque são pessoas vítimas de uma catástrofe e nisso não há muitas contas a fazer para socorrer os socorrer.
    Quanto a culpados, devem ser chamados aqueles que são responsáveis pela ocupação dos leitos que agora resgataram os seus domínios. Deviam ser apuradas responsabilidades nessa área.

    ResponderEliminar
  6. Pelo amor de Deus, que comentário absurdo esse do "Madeira é Madeira"! As notícias foram alarmantes, foi decretada calamidade e você profere estas palavras? Não pode ser humano! É no mínimo revoltante se preocupar mais com as raízes de um povo do que em mostrar solidariedade!
    Todos devemos ajudar e quem tem a indecência de escrever isto devia guardar estes comentários asquerosos para si. Somos todos portugueses!
    Há pessoas que perderam familiares, casas, tudo. O espírito deve ser solidário!

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que está a acontecer é culpa do ser humano porque nós não respeitamos a mãe natureza. Madeirenses é com pesar que assisto à vossa tragédia.

    ResponderEliminar
  8. Toda a gente dá condolências e diz que tem "pesar", mas a verdade é que poucos ou nenhuns sabem o que é UM FILHO VER A MÃE A SER LEVADA PELA ÁGUA, NEM O QUE É FICAR SEM CASA EM ALGUNS MINUTOS!!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que as árvores e as terras serviriam, até certo ponto, de barreira. Nisto podemos atribuir culpas e deviam rolar cabeças! Mas não esqueçamos que a quantidade de chuva foi anormalmente elevada.
    Se não me tivesse pedido para reescrever o comentário até diria que agora já faz censura (como é óbvio isto é apenas uma graça).

    ResponderEliminar
  10. Devíamos estar todos unidos neste momento e ajudar no que for possível! Não devia haver espaço para comentários desnecessários nem para uma suposta reclamação sobre qual a identidade daquele povo.
    Resta apenas ajudar os vivos e tratar com dignidade os mortos. Melhores dias virão se todos trabalharmos para um bem comum!

    ResponderEliminar
  11. António "Green" Évora24 de fevereiro de 2010 às 20:22

    Isto é muito mau para a ilha por está dependente de Portugal. Dependia do turismo e agora aconteceu isto, não sei como vai ser. Acho que todos concordarão que o Dolce Vita estava mesmo a pedir para ser inundado, visto que estava a afunilar o leito da ribeira.
    Neste momento de aperto, um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Bom é as pessoas estarem a receber ajuda!


    PS - Oh rapariga onde é que tu andas???

    ResponderEliminar
  13. Creio ser um erro afirmar que a Madeira estava dependente de Portugal continental, no entanto, é um facto que agora necessita da nossa ajuda. Mas vejamos que apenas requerem a ajuda de um país que também é o seu. Não lhes estamos a fazer um "favor", mas mesmo que estivemos acho que o bom coração e bom senso das pessoas, como aliás já ficou visto, subsistiria.

    ResponderEliminar
  14. O Sr. Anónimo (caso seja do género feminino lamentamos) realmente não pode ser humano e só poderia estar louco quando referiu que os madeirenses não são portugueses.
    São comentários como esse, meu caro, que infelizmente abonam nas cabeças ignorantes de algumas pessoas.

    Haja paciência!

    ResponderEliminar
  15. Sou doutorado na área e apenas tenho a dizer que o que foi feito em termos de ordenamento de território na Madeira é um verdadeiro atentado. Choveu muito, mas há algumas responsabilidades que deviam ser imputadas. Infelizmente a culpa morre solteira.

    ResponderEliminar
  16. Parece que foi ontem que anda tudo a chorar pela Madeira.
    ...
    Outros perguntavam pelo "tio" Alberto.
    ...
    Tudo volta agora ao normal.

    ResponderEliminar
  17. António "Green" Évora18 de abril de 2010 às 17:09

    O que valeu foi o esforço do país inteiro que se juntou num sentimento de solidariedade para a recuperação da ilha. Pena que o Jardim só floresça numa parte da ilha.

    ResponderEliminar
  18. Lamentável é que tudo tenha dependido única e exclusivamente das doações dos portugueses e do trabalho dos madeirenses. Tanto que foi pedido à comunidade europeia, mas do estrangeiro ainda não vimos quase nada.

    ResponderEliminar
  19. Ainda foram a tempo de meter as flores para os turistas verem, não tá assim tão mal.

    ResponderEliminar
  20. Mau é só se preocuparem com uma parte da ilha. Nas notícias deram que há uma zona que ainda não teve nenhumas obras.

    ResponderEliminar
  21. Os madeirenses estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  22. Foi com algum desespero que vimos a devastação que o temporal causou e com esperança que acreditámos na rápida reconstrução da ilha. Todos os que intervieram positivamente no processo estão de parabéns.

    ResponderEliminar
  23. António "Green" Évora19 de junho de 2010 às 22:23

    Felizmente as campanhas publicitárias conseguiram fazer com o povo português se mobilizasse até lá, ou seja, a recuperação foi possível e vai de vento em popa.

    ResponderEliminar
  24. Resta saber se toda a ilha já está restaurada ou se isso apenas se verifica na zona do Funchal.

    ResponderEliminar
  25. A Madeira tem lá uma grande desgraça há anos e mais não digo.

    JDamas

    ResponderEliminar