domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bob Marley

A 6 de Fevereiro de 1945, na província de St. Ann, Jamaica, nasceu Robert Nesta Marley, conhecido como Bob Marley, aquele que mais contribuiu para difusão do reggae.

Quando em 1957 se mudou para Trenchtown, em Kingston, encontrou uma realidade marcada pela pobreza e pela violência, foi neste contexto social que o rei do reggae cresceu e se inspirou.

No final de 1961, foi integrante no grupo Wailing Wailers, com os quais gravou "Simmer Down", misturando o ska a uma letra baseada na linguagem utilizada pelos "rude boys", que passou a ser um hino entre a juventude jamaicana.
A partir daí, os Wailers tiveram dificuldades em ter as suas músicas executadas pelas rádios locais, já que estas argumentavam que as músicas eram feitas por "rude boys" rastafáris. Porém, apesar do preconceito, o grupo tornou-se cada vez mais popular na Jamaica e no estrangeiro, constituindo-se como a maior expressão musical entre os jovens. Acabaram, no entanto, por se separar.

Bob Marley passou a ser a principal voz em discos antológicos feitos com os remanescentes do grupo. Apesar das mudanças, os ideais e o conteúdo das letras do rei do reggae mantiveram-se e intensificaram-se. Nem a sua morte, a 11 de Maio de 1981 (aos 36 anos de idade), devido a um cancro generalizado, foi suficiente para calar os ideais deste mito.

A sua música e os seus ideais continuam vivos e são eternizados de geração em geração e é isso o que hoje podemos celebrar e valorizar. Só é pena não haver mais pessoas a defende-los e a praticá-los.

7 comentários:

  1. Foi graças a ele a bandeira da Jamaica tornou-se conhecida.
    Teria feito 65 anos ontem. Já passaram anos sobre a sua morte, mas ainda hoje influencia artistas com as suas músicas.

    ResponderEliminar
  2. Acho que quando se pensa na Jamaica ou em reggae é logo a imagem deste homem que nos vem à cabeça!

    ResponderEliminar
  3. Falta mais pessoas que vivam com estes e por estes ideais
    ...
    Há falta de melhor ficam as músicas.

    ResponderEliminar
  4. Embora não aprecie o género musical sem dúvida que deixou uma boa herança cultural e dezenas de canções inesquecíveis, mas outra coisa não seria de esperar de alguém que ouviu Ray Charles.
    Ficam os ideais defendidos e a homenagem.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto muito das músicas, mas tem de se ndar o crédito.

    ResponderEliminar
  6. Um dos meus artistas favoritos!

    Aliás recebi em tempos de uma pessoa querida um dos melhores presentes que podia receber...sabes do que falo?

    Dedico-te a ''who the cap fit'' e ''Waiting In Vain'' são 2 das minhas favoritas

    Até a próxima!

    ResponderEliminar