segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Gripe A, um ano depois

Após a gripe aviaria tivemos o (des)prazer de nos depararmos com a polémica gripe suína, mas volvido um ano já ninguém fala sobre este assunto e poucos são os que se lembram das várias controvérsias que se geraram em torno desta gripe tão especial.
A sociedade parece ter-se esquecido do vírus e isso acontece sem grandes surpresas, pois o assunto deixou de ser rentável. No fundo, quem podia lucrar com a toda esta questão já encheu os bolsos e agora parece que o vírus já nem sequer existe.
Expus a minha teoria e as minhas conclusões finais, tendo por base factos reais e números concretos. (In)felizmente pude constatar que tinha razão e que as estimativas iniciais não correspondiam, nem de perto nem de longe, à situação real; infelizmente as manobras para lucro de alguns continuam a surgir sem que a maioria se aperceba.

14 comentários:

  1. Do que tu te foste agora lembrar eheheh

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que a situação não foi tão grave como todos diziam.
    ...
    É pena é terem todos entrado em paranóia para depois dar nisto.
    ...
    Agora temos uns milhões gastos e um mar de vacinas desperdiçado.

    ResponderEliminar
  3. Não foram desperdiçadas, acho que este ano andaram a dar com a da gripe normal. Não?

    ResponderEliminar
  4. O problema de toda esta questão é que tanto governantes como a própria sociedade civil aceitaram esta história sem se preocuparem com a verificação dos dados que lhe foram apresentados. Tal como em muitas outras questões falhou redondamente a análise, caso tenha sido feita.

    ResponderEliminar
  5. Foi uma história muito infeliz, mas ainda bem que os números não chegaram perto das estimativas. Olhando para trás não sei se o governo ou quem de direito podia ter-se precavido em relação ao dinheiro gasto, mas antes ter as vacinas e não as usar do que precisar e não as ter.

    ResponderEliminar
  6. Esse assunto deu pano para mangas e ainda daria caso se tivesse investigado a real origem do problema, mas agora já ninguém se lembra. É o problema do povo português, esquece-se muito rapidamente das coisas e a prova são as eleições. Quanto a manobras, eles arranjam sempre maneira de meter algum nos bolsos com quase tudo. Quanto às vacinas, ainda não percebi para que foram comprar tantas.

    ResponderEliminar
  7. Não foram desperdiçadas e andam a dá-las?
    ...
    Investigar para quê? Não dava em nada à mesma.

    ResponderEliminar
  8. Algum do dinheiro investido foi renegociado de forma a que fossem (e foram) entregues vacinas contra a gripe sazonal. De qualquer forma ficou muito dinheiro empatado com a quantidade de vacinas que ainda há em stock para a gripe pandémica (mais de 1 milhão), mas para quem quiser são grátis.

    ResponderEliminar
  9. Não sabia dessa troca.
    ...
    Vá lá, ainda conseguiram trocar...
    ...
    Ainda gostava de saber quem é que quer levar esse milhão de vacinas.
    ...
    (arrepio)

    ResponderEliminar
  10. Ninguém deve querer e é exactamente por isso que ainda existe um número tão alto em stock.

    ResponderEliminar
  11. Agora dá para ver que foi tudo mais um fiasco e são todos uns aldrabões desde quem fez o esquema a quem o comprou. Lixa-se o Zé Povinho, as always.

    JDamas

    ResponderEliminar