domingo, 4 de abril de 2010

A Paixão de Cristo



A palavra ‘paixão’ no seu étimo significa ‘sacrifício’, sendo que a crucificação é considerada a maior de todas as paixões. Quanto ao filme é uma história pura e simples que todas as pessoas conhecem: Jesus Cristo foi apanhado junto às azinheiras, condenaram-no, pregaram-no, a mãe chorou e o filho ressuscitou.

Na altura do seu lançamento, apenas uma das várias críticas que li fazia uma apreciação positiva ao filme, todos os outros críticos faziam notar que o realizador ultra-católico se manteve tão doentio na sua apreciação do sangue que se esqueceu do valor espiritual da mensagem cristã. Houve quem escrevesse que o filme tinha-os deixado vazios e revelava-se sem impacto algum. No entanto, os críticos têm um problema: adoram formar as suas opiniões no espaço que vai da porta do cinema até à porta do carro.

Quando vi o filme estava certa que seria uma autêntica perda de tempo, mas acabei por me deixar levar e flutuar numa obra directa, implacável e apaixonada, que explora a história simples de um homem especial que estava disposto a morrer pela humanidade. Mas é verdade que, com todas aquelas torturas, flagelações e execução final, o filme é algo violento.

Pode ser um pouco gore, mas tomei agora consciência  de uma bela comparação que relaciona o visionamento deste filme com o dia em que nasci, pois existem semelhanças nos eventos: dei comigo num compartimento escuro, de repente apareceu um raio de luz, depois começou a jorrar muito sangue durante muito tempo e desde então a minha vida tem sido feita de provações. Mas não sou a única!

19 comentários:

  1. Nas épocas festivas já nos habituámos à repetição dos mesmos filmes que relatam, por regra, a mesma história. Felizmente este ano o mesmo não se verificou.
    A comparação final parece-me excessiva, não concorda?

    ResponderEliminar
  2. Este ano ficámos todos pelos múltiplos filmes Disney e comédias!
    Acho que esta é a nova moda para os próximos anos.
    ...
    Não vi o filme e acho que não vou ver.
    ...
    O dia em nasceste!? LOL
    Gostei!

    ResponderEliminar
  3. O filme tem litros de sangue e a parte quando os chicotes ou lá o que é aquilo cravam as costas do homem tá brutal!
    Cada vez mais passam Disney nas festas :s

    ResponderEliminar
  4. Disney para todas as idades.
    ...
    E com múltiplas mensagens!!

    ResponderEliminar
  5. Múltiplas mensagens?
    É sempre a mesma coisa sobre a amizade e o amor. Até enjoa!

    ResponderEliminar
  6. Vê outra vez o filme do Rei.
    ...
    Acho que vais perceber.

    ResponderEliminar
  7. Este drama bíblico é talvez aquele que retrata os acontecimentos que precederam à crucificação da forma mais fiel às escrituras. Talvez por isto, devido à divulgação ou ao teor das várias críticas que suscitaram curiosidade, se deveu o enorme lucro desta produção.

    ResponderEliminar
  8. O melhor do filme é a fidelidade à história que está descrita nas escrituras e a tentativa bem-sucedida de manter a língua utilizada na época.
    Parabéns mais uma vez a Mel Gibson pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Já percebi o que querias dizer small lady. Nunca pensei que a disney fosse tão completa em conteúdo sexual.

    ResponderEliminar
  10. Completo é pouco!
    ...
    E pior do que as mensagens entre-linhas só mesmos as imagens!

    ResponderEliminar
  11. Por isso é que impeço os meus filhos de visualizarem alguns dos filmes produzidos pela Disney. Julgo não ser o único pai.

    ResponderEliminar
  12. Chocada, é como me sinto!
    Nunca esperei visualizar similar descoberta. Muito menos que fosse possível tais cenas de animação conterem esse tipo de imagens.

    ResponderEliminar
  13. António "Green" Évora9 de abril de 2010 às 23:35

    Ainda por cima com todas as crianças a gostarem dos filmes. É indecente.

    ResponderEliminar
  14. O filme é muito forte! E meus amigos, quem quer encontrar simbolismos acaba por os encontrar nem que tenha de fazer o pino, e isto estende-se às teorias que por aí andam sobre os vídeos da Lady Gaga.

    ResponderEliminar
  15. Não é uma questão de procurar.
    ...
    É saber ver e ouvir!

    ResponderEliminar
  16. O filme está no mínimo muito bem conseguido. É de uma impressionante violência e sofrimento mas é isso que o torna tão bom.

    JDamas

    ResponderEliminar
  17. Intenso e MARCANTE!
    Isso dos simbolismo é uma boa manobra para arrecadarem mais uns milhões de vendas. Porque no marketing é mesmo assim e eles é que agradecem.

    ResponderEliminar