terça-feira, 7 de dezembro de 2010

É Natal!?

Cada vez o Natal começa mais cedo, ou pelo menos é o que nos querem fazer acreditar. Ainda faltavam quase dois meses para o Natal, é já se começavam a enfeitar as ruas com luzes e a adornar as montas das lojas.

Pessoalmente não gosto muito do Natal (com excepção das prendas, de celebrar no dia 25 o aniversário da minha avó e de até achar alguma piada às luzes que ornamentam as ruas durante a noite.) Tirando estas três excepções o Natal é algo penoso e considero que seja uma época para e das crianças!

Quando era criança, adorava o Natal. Era motivo para juntar uma grande parte da família em minha casa (40/45 pessoas). Com aquela idade não podia comprar o que queria, logo a ideia de me darem o que queria naquela noite, tornava tudo muito mais entusiasta, havia uma antecipação bastante estimulante, e dava um fascínio especial até mesmo à época em si.
Progressivamente, houve uma natural expansão familiar, pois as pessoas crescem, relacionam-se e eventualmente constituem a sua própria família e têm de conciliar, ou não, a sua família e a do parceiro ou optar por uma das duas, por isso o número de pessoas que compareciam foi sendo gradualmente reduzido para metade ou menos, numa tentativa de todos agradarem a gregos e a troianos.

Entretanto deixei de ser criança e passei a comprar esporadicamente o que quero, para além disto o mais habitual é querer coisas que são difíceis de serem outras pessoas a comprar. Foi nesta altura que o Natal perdeu totalmente o encanto que tinha e o comecei a percebe-lo de outra forma. Embora goste de estar com a família, até porque é a oportunidade anual, por excelência, para rever pessoas com as quais no resto no ano tenho muito pouco contacto, recuso-me a viver o Natal desta nova forma.

O Natal como eu o observo, é desprovido de magia e resume-se a uma penosa peregrinação a locais completamente cheios de pessoas com a mesma tarefa, escolher presentes. Pior do que isto é que no fim acabam por gastar rios de dinheiro em algo que as pessoas não precisavam ou até nem querem. Depois sucedem-se almoços e jantares, que parecem não ter fim, onde todos agem como se o mundo fosse maravilhoso, tentando ignorar a realidade.

É esta a razão pela qual esta data não passa de mais um dia no meu calendário, que se torna especial por ser o dia em a minha avó comemora o completar de mais um ano de vida.

15 comentários:

  1. Já é natal desde novembro e o melhor continua a ser as prendas. É pena que não seja tudo como era dantes para ti, eu cá gosto! Agora há muitos piolhitos na família, quando era eu pequeno era quase o único.

    ResponderEliminar
  2. Pena que o Natal já não se viva da mesma forma, pena que o mundo esteja como está, pena que os problemas não se desvaneçam com o espírito natalício. Lamentável existirem tantos lamentos nunca época que devia ser de alegria.
    Resta-nos mesmo olhar para os mais pequenos e sorrir-lhes.

    ResponderEliminar
  3. Este ano nem o glorioso vos alegra o Natal. Já o Sporting...

    ResponderEliminar
  4. O Natal já não é mesmo para ninguém. Já pouco vivem o Natal e o sentem pelo valores que devia transmitir, agora é só pelo consumo, pelas prendas. Tornou-se quase a época da vaidade.

    ResponderEliminar
  5. Andas com a depressão do natal ou quê?
    ...
    Eu cá adoro e não e só pelas prendas.
    ...
    É a desculpa perfeita para reunir a família. O frio e a chuva só ajudam =)
    ...
    Pena que em Lx não chova.

    ResponderEliminar
  6. O espírito do Natal existe e vive nesta época em todos nós e tanto existe que se traduz na onda de solidariedade que podemos observar. Olhe bem para os números do banco alimentar, para o "arredondar" e todas as outras iniciativas tão bem sucedidas. É de louvar que apesar da situação o povo ainda seja tão altruísta.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que a solidariedade atinge o seu auge na época natalícia. Pelo menos isso verifica-se em relação aos donativos, no entanto com a quantidade e variedade de campanhas que existem... As pessoas deviam era ter esse sentimento presente durante os outros 11 meses que o ano tem.
    De qualquer forma, o Natal é uma época de solidariedade, mas mais do que isso é uma época, por excelência, de consumismo. É esta distorção da época que também me entristece.

    ResponderEliminar
  8. Small Lady, não estou deprimida, é apenas a minha opinião e a forma como vejo a quadra.
    By the way, em Lisboa chove! Não tens notado?

    ResponderEliminar
  9. Pois chove.
    ...
    Mas eu queria dizer que não há neve...
    ...
    Ia ser lindo!!!!

    ResponderEliminar
  10. Não há neve mas ouve estragos suficientes para o inverno todo aqui para os meus lados. E ainda bem que é natal que assim veio muita gente ajudar nas reparações. Já os políticos não fizeram muito mas já era de esperar.

    ResponderEliminar
  11. Os políticos nunca fazem nada.
    ...
    Ou pelo menos não fazem muito que se aproveite.
    ...
    É quase Natal e ainda não me deste a minha prenda!

    ResponderEliminar
  12. O Natal é sem dúvidas para e das nossas crianças, só que cada vez elas são mais consumistas, mais ainda que os próprios pais. E os políticos nunca fazem nada e quando fazem já é fora de tempo!

    ResponderEliminar
  13. Não creio que sejam as crianças as consumistas, talvez os pais. Não nos podemos esquecer que as crianças (por qualquer característica que lhes é inerente) querem sempre tudo e acabe aos pais saber dizer "não!". Infelizmente há pais que querem ou não sabem dizê-lo, seja pelo comodismo ou pela falta de paciência.
    O problema não estás nas crianças, está nos pais e na nossa sociedade que julga as pessoas cada vez mais pelos seus bens!

    ResponderEliminar
  14. Não te esqueças que os pequenitos têm manhas.
    ...
    É como disseste, somos o que temos.

    ResponderEliminar