segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bad runs e confiança

Calham a todos! Não conheço um único jogador de póquer que não tenha já passado por isto, no entanto, poucos são aqueles que se mantêm confiantes quando as há.

Por vezes, os bad beats são numa quantidade considerável e sucedem-se durante tantos dias que os jogadores começam a perder a confiança em si mesmos. Como é óbvio todo este stress afecta o jogador psicologicamente e ataca directamente a sua confiança, deixando-o mais débil. Isto pode, de facto, ser tão significativo que o jogador, num acto de desespero, pode cometer erros gravíssimos e fazer jogadas consideradas incorrectas, tornando todo este ciclo vicioso.

Quando a falta de sorte ou o extremo azar parecem fazer com que tudo corra mal na mesa, a confiança acaba por, na minha opinião, assumir um papel fundamental no equilíbrio do jogador, tanto na sua forma de jogar como a nível psicológico. Esta é, sem dúvida alguma e por excelência, uma altura em que qualquer jogador enfrenta um teste de habilidade no que se refere ao jogo e ao seu comportamento, sendo estes os factores decisivos para o seu sucesso.

Thomas Keller afirmou, e eu concordo plenamente, que “ter confiança é uma das maiores características que um jogador consistente de póquer pode ter”, sem ela os jogadores, tanto pelos erros como pelas jogadas incorrectas, tornam-se inconstantes. Porquê? Porque deixam de ser efectivos, para se tomarem extremamente emotivos, oscilando entre a agressividade e a passividade, e isto não é benéfico.

Pior do que perder a confiança é não conseguir recuperá-la. De facto, a sua recuperação revela-se bastante importante, embora muito difícil. O normal é os jogadores fazerem uma pausa, que se pode traduzir em dias ou mesmo meses, afastando-se do jogo quase para esquecer o sucedido e sarar feridas, porém outros insistem em continuar a jogar, recuperando a confiança através das pequenas vitórias.
Pessoalmente, é-me mais viável continuar a jogar, no entanto faço-o em mesas mais softs (como forma de defesa a todos os níveis) e alio a isto um stop-loss pouco generoso.


Nota: Há uma razão especial para voltar a escrever hoje e falar especificamente de póquer: o Tacuara ganhou o primeiro lugar no PokerStars Solverde Poker Season #7, depois de meses embrenhado numa bad run demasiado longa. Mais uma vez expresso a minha felicidade pela sua conquista e endereço-lhe um enorme beijo pela vitória.

14 comentários:

  1. Depois de tanto tempo a esperarmos finalmente conseguiu!
    ...
    Vê lá tu que até escrevi um comentário todo piroso, mas sentido!
    ...
    Passa pelo blog dele, porque acho que vais querer assinar por abaixo!

    ResponderEliminar
  2. Acho numa altura dessas deve dar vontade de parar mesmo de jogar. Já viste o que é alguém perder tudo no jogo?

    ResponderEliminar
  3. Small Lady, escreveste um comentário bastante apropriado e até esqueceste as reticências.

    Jorge, pode dar vontade, mas é só uma "má fase" e também depende de nós termos uma bad run ou não. Quanto a perder tudo, um stop-loss é sempre aconselhado seja ele de 50 ou 50 000 dólares. Qualquer pessoa que jogue sabe isto!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Silvia, és uma querida :D

    Esta vitoria também é tua!

    Fico ansioso pela desforra daquele maldito HU ahahah :P

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Silvia, és uma querida :D

    Esta vitoria também é tua!

    Fico ansioso pela desforra daquele maldito HU ahahah :P

    ResponderEliminar
  6. É só gente feliz!
    ...
    E o tema nem é para nos fazer rir.

    ResponderEliminar
  7. Também ganhaste uns milhares de euros e fugiste do país cachopa?

    ResponderEliminar
  8. Ela anda por aí!
    ...
    Mas não diz nada a ninguém.
    ...
    "Infidel!" lol

    ResponderEliminar
  9. "Actualizado"? Quando me apetecer volto a escrever qualquer coisa sobre isto, o assunto não morreu.

    ResponderEliminar
  10. E as mulheres no pkr?
    ...
    Cada vez há mais!
    ...
    E ainda bem!!

    ResponderEliminar
  11. Que insistência... Mas não deixa de ser uma boa sugestão, vou pensar nisso.

    ResponderEliminar