segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mundial 2010: Portugal 7 - 0 Coreia do Norte

O jogo
É um facto que inicialmente não fomos supremos, mas estivemos muito melhores e conseguimos mostrar um futebol superior ao da estreia frente à Costa do Marfim.
Portugal fez questão de evidenciar que entrou no jogo para marcar cedo e durante os 94 minutos de jogo, os jogadores mostraram-se ofensivos e promoveram sempre a subida em campo (algo que não se verificou no jogo contra a Costa do Marfim). A Coreia do Norte demonstrou que também iria procurar o golo, mas Portugal controlou a maior parte do jogo.
O marcador foi inaugurado aos 29’ por Raul Meireles que já tinha tentado o golo algumas vezes, mas foi na segunda parte que o povo das quinas respirou de alívio e foi levado ao rubro com uma sequência de golos inigualável (53’ por Simão; 56’ por Hugo Almeida, 60’ por Tiago 81’ por Liedson, 88’ por Cristiano Ronaldo e 89’, novamente, por Tiago). Portugal superou, assim, a maior goleada neste Mundial, detida pela Alemanha sobre a Austrália (4-0).
Fazendo as contas, Portugal tem agora 9 golos de diferença sobre a Costa do Marfim, o que por si só dá uma excelente “almofada” e, como tal, podemos afirmar que já passámos à próxima fase e podemo-nos dar ao luxo de perder com Brasil. No entanto, todos esperamos no mínimo um empate!


Jogador
Fábio Coentrão continua a ser o jogador de maior destaque, mas a equipa em si esteve muito bem, existindo múltiplas jogadas colectivas, mais ou menos, bem conseguidas.


Treinador
Embora ainda de mãos nos bolsos, já não o senti tão passivo e distante (pelo menos exaltou-se, festejou, levou as mãos à cabeça, etc).

24 comentários:

  1. Contra todas as expectativas fizeram uma excelente segunda parte!

    ResponderEliminar
  2. "Dá uma excelente almofada", gostei! Nunca esperei que fosse um jogo com tantos golos, estão de parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Fogo Jô que entusiasmo.
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  4. Antes não me entusiasmar muito para depois não doer muito quando cair. Mas tou muito contente, foi um espectáculo!

    ResponderEliminar
  5. Ontem houveram muitas imperiais viradas e muito Manel se virou para a sua Maria e perguntou "Queres ketchup?" :p Não consegui evitar a piada fácil!

    JF

    ResponderEliminar
  6. António "Green" Évora22 de junho de 2010 às 10:47

    Vieram os golos, mas não jogámos nada por aí além. Resta saber se com tantos golos ainda vamos marcar mais algum ou se o ketchup acabou!?

    ResponderEliminar
  7. Bem diz o povo: não há fome que não dê em fartura e quando os homens querem, a obra nasce! Só lamento que o Cristiano seja novamente "eleito", parece-me que é mais pelo mediatismo do que por mérito.

    ResponderEliminar
  8. O Raul Meireles esteve melhor que o Cristiano Ronaldo. Já no primeiro jogo de Portugal não devia ter sido ele!

    ResponderEliminar
  9. O resultado foi muito bom e é melhor ainda porque o merecemos totalmente, pela força de ataque e pelas acções, tanto individuais como colectivas. Esperemos para ver como corre o próximo jogo.

    ResponderEliminar
  10. PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  11. António "Green" Évora23 de junho de 2010 às 10:07

    O jogo assim o exigia. Parece-me que o resultado foi merecido só porque entrámos bem na segunda parte e marcámos aquela quantidade astronómica de golos, mas a táctica, a técnica e as outras coisa necessárias ao bom futebol, não estavam presentes.

    ResponderEliminar
  12. Creio que o mais importante neste jogo foi não termos perdido o ritmo do jogo, na segunda parte, e termos sempre procurado ampliar a vantagem. O estonteante número de golos veio por acréscimo e soube muito bem!

    ResponderEliminar
  13. O CR não merece ser eleito o melhor nem a braçadeira de capitão. Tudo bem que é bom jogador mas até agora ainda não fez por as merecer mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Estamos em Portugal, tinha de ser ele.
    ...
    Mas isso não importa porque ganhámos.
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  15. Não concordo com o facto de ser o Cristiano Ronaldo o capitão da nossa selecção, mas não me cabe a mim a decisão e desde que a equipa esteja bem e ele desempenhe o seu papel (ou não) não há problema.

    ResponderEliminar
  16. António "Green" Évora25 de junho de 2010 às 10:23

    Isto começou como um acto simbólico, pelo pedido de Carlos Silva, o antigo dirigente da FPF, no jogo que houve em Londres. Ao que parece e pelo que o Correio da Manhã avançou, a maioria dos jogadores ficou desiludida com a manutenção de Cristiano Ronaldo, porque todos esperavam que se votasse ao antigo esquema que ditava o capitão pelo número de internacionalizações. E parece-me que tanto o Cristiano como a equipa só têm a perder com isto, porque é suposto o capitão de uma equipa tenha visão de jogo e saiba gerir uma pressão superior à dos colegas. Já houveram situações de jogo em que não adoptou uma postura de capitão e isso só o/nos prejudica.
    Vamos lá a ver como corre hoje.

    ResponderEliminar
  17. Tenho de concordar consigo António. Faz parecer que o Cristiano Ronaldo apenas é neste momento o capitão de equipa porque "fica bem" e não por mérito.

    ResponderEliminar
  18. Não sei se foi a maioria dos jogadores que ficou desiludida ou se isso foi mais uma birra do Simão, como a que fez no Benfica com o Helder quando ele foi escolhido pela maioria dos colegas de equipa para capitão, ficou lixado e amuou. Mas pronto, não concordo com o facto de o CR ser capitão.
    O jogo não está a correr mal, mas estamos a jogar só para o ataque por isso não deve dar em nada.

    ResponderEliminar
  19. PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    EU ACREDITO!!

    ResponderEliminar
  20. Não sei nada sobre o assunto, mas de qualquer forma o rapaz não pediu para ser o capitão da selecção, foi isso sim incumbido de o ser.
    O escritório já está a encher novamente, vê-se que o jogo já acabou. Agora devemos ocupar a nossa mente com o facto de termos de vencer o próximo jogo, pois não nos esqueçamos que o seguinte é totalmente eliminatório!

    ResponderEliminar
  21. PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    PORTUGAL!
    ...
    VENHAM OS PRÓXIMOS SEJAM ELES QUEM FOREM!
    ...
    PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  22. Não sei porque é capitão, mas consigo compreender algo muito simples: pode ser considerado o melhor do mundo, mas isso não significa que possua as qualidades necessárias a um capitão.

    ResponderEliminar
  23. o unico jogo que não foi uma treta.

    ResponderEliminar