sexta-feira, 7 de maio de 2010

Benfica de corda ao pescoço

No domingo passado o Benfica não fez a festa que tanto espera e o Porto ganhou (3-1). Foi um dérbi e houve golos, mas desengane-se quem pensa que o jogo foi intenso, porque não passou do vulgar. Foi notoriamente pobre tendo em conta as equipas, a história precedente e a conjuntura actual.

Olegário Benquerença executou uma arbitragem vergonhosa. Quis disciplinar, desde o princípio, mas acabou por mostrar consecutivos cartões mal assinalados (o do Dí Maria e do Fucile, são exemplos disso mesmo).

O Porto foi claramente superior, mas já era de esperar que eles se “esfarrapassem” neste jogo. Soube aproveitar o nervosismo do Benfica e fez um bom jogo.

O Benfica mais parecia o Sporting: sem chama, lento e passivo. Foi uma equipa pálida que não conseguiu desenvolver o seu jogo, devido em grande parte ao descontrolo emocional. Perdemos por culpa própria! Não houve um passe longo decente, pressão, desenvoltura e, nalguns minutos, quase parecia que o desespero de alguns jogadores fazia desaparecer a vontade de jogar.
O único golo surgiu de uma batalha de Luisão, que conseguiu a custo empurrar a bola para a baliza do Porto. O Benfica perdeu assim a oportunidade de garantir o título.

Estatisticamente, a probabilidade de o Benfica ser campeão é mais elevada, visto que apenas uma vitória do Braga conjugada com uma derrota do Benfica nos pode tirar a Taça. Todos estão confiantes na vitória, mas assusta-me a fragilidade emocional do Benfica, que já persegue “o ponto” há demasiado tempo, e o facto de se jogar tudo neste último jogo, o que por si só representa um perigo.

De qualquer forma, uma equipa com o nível futebolístico apresentado pelo Benfica, ao longo do campeonato, não devia ser campeão na última jornada. Não tirando mérito ao Braga, que se revelou uma surpresa, o justo vencedor da Taça é o Benfica, pelo jogo e pela atitude. Este ano a equipa começou a jogar para ganhar (antes jogava para não perder)!

Só espero que tenhamos de "desinfestar depois de usar" o Marquês de Pombal. É bom sinal que assim seja!

10 comentários:

  1. Parece que pela 4a ou 5a vez este ano o Porto resolveu jogar decentemente. Não gosto do Porto nem de portistas, principalmente porque têm o crescimento baseado na fruta, mas há que lhes dar o mérito. O Benfica coitado, comparado com o que fez durante o campeonato foi medíocre neste jogo. A este andar ainda nos escapa a taça.

    ResponderEliminar
  2. O meu Porto esteve muito bem! Dominámos tudo a partir dos 20 minutos!
    Deixámos o Benfica está com o coração nas mãos, a chorar pela taça e com medo que o Rio Ave faça uma gracinhas qualquer e deite a perder o campeonato todo.
    O pior do jogo foi o árbitro que distribuiu amarelos a torto e a direito sem critério. Realmente, foi uma vergonha o segundo amarelo a Fucile.

    ResponderEliminar
  3. Não foi só o segundo cartão a Fucile que foi mal mostrado. Os adeptos não ficaram contentes mas ontem até se esqueceram do jogo que (não) fizeram a semana passada.

    ResponderEliminar
  4. A pancadaria era desnecessária.
    ...
    O Braga teve muita sorte ao longo do campeonato ninguém esperava mesmo que fossem campeões.
    ...
    O Porto foi melhor que o Benfica em todos os aspectos.

    ResponderEliminar
  5. Não falei da pancadaria no texto mas acrescento que essas cenas foram lamentáveis e este "olho por olho, dente por dente" mais cedo ou mais tarde termina em drama.

    ResponderEliminar
  6. António "Green" Évora10 de maio de 2010 às 23:40

    O Olegário e o Benfica estiveram mal, o Porto foi rei no seu estádio, como era de prever.
    Coitado do Braga. Chegar ao fim da forma que chegou já é um prémio. Não fizeram o suficiente, é pena!
    Essas coisas ainda vão trazer uma tragédia! Ninguém faz nada e todos lavam as mãos como Pilatos.

    ResponderEliminar
  7. Não percebo muito de futebol, mas parece que o agora consagrado campeão não fez boa figura em terreno nortenho. Talvez para a festa depois ser maior.

    ResponderEliminar
  8. Aquilo no norte foi fraco.
    ...
    Mas o que é que isso interessa?
    ...
    Fomos CAMPEÕES!

    ResponderEliminar
  9. Vocês não se calam? São campeões e isso chegou-vos para esquecer que no fim-de-semana anterior voltaram para Lisboa de rabo entre as pernas, depois de o Porto vos ter vergado!

    ResponderEliminar
  10. A história repetiu-se. Andamos outra vez com a corda ao pescoço e este ano a Taça está longe.

    ResponderEliminar