quarta-feira, 14 de abril de 2010

Parabéns aos cientistas do CERN

Uma breve nota apenas para dar os parabéns, ainda que atrasados, aos cientistas do CERN envolvidos no projecto do LHC (o acelerador de partículas), que conseguiram, após duas décadas de preparação, acelerar dois feixes de partículas, obtendo as primeiras colisões de partículas a altas energias nunca antes alcançadas pelo Homem.

Estão agora, possivelmente, criadas as condições para recriar o Universo após o Big Bang, permitindo um maior conhecimento sobre a constituição da matéria ao mais ínfimo pormenor. Ou seja, deu-se início a uma nova etapa naquela que é a exploração da física e que nos poderá permitir aceder a respostas para grandes questões como: a existência da partícula de Higgs; de que é feita realmente a matéria; o que é a matéria escura e a energia escura.

Ao que parece eu (tal como outros) tinha razão e não foi o fim do mundo como alguns temiam. É agora visível que as suposições da criação de um buraco negro, através da experiência, se revelaram infundadas.

Parabéns a todos, em especial ao portugueses que integraram a equipa!

28 comentários:

  1. Até eu, que sou completamente leiga nesta matéria, estava com medo de todas essas teorias catastróficas. Mesmo assim, porque não experimentaram logo com os 14 TeV?

    ResponderEliminar
  2. Cientistas esses que cá não conseguem emprego! Haja alguém que invista no futuro! Deviam todos abrir os olhos e ter orgulho na nossa classe de investigadores e cientistas! Apenas investigando e testando se podem obter respostas!

    ResponderEliminar
  3. Resposta: é como produzir energia a partir do urânio, logo o problema técnico consiste em não permitir que a reacção em cadeia se torne demasiado intensa, culminando numa explosão.

    ResponderEliminar
  4. Realmente estão de parabéns, mas foi um processo demasiado longo. Num momento em que se falou tanto em Big Bang e no Apocalipse, penso que se criou em torno disto um enorme Big Brother.

    ResponderEliminar
  5. Como seria de esperar já circulam os "novos riscos" e as teorias catastróficas em relação à velocidade de 14TeV.
    O mais provável e agora serem descobertas mais partículas, mas à parte disso e tendo em linha de conta o que já li sobre o assunto há algo que ainda não compreendo, estas colisões podem criar algum tipo de micro-universo ou matéria? Isto pode não ter sentido, mas visto que se vai recriar os momentos depois do Big Bang...

    ResponderEliminar
  6. Criar matéria a partir do nada? O que disse Antoine-Laurent de Lavoisier? Há colisão de matéria, não se cria matéria a partir do nada!!

    ResponderEliminar
  7. O caro Roberto quer mesmo investigação em Portugal, mas tal como já comentei não creio que seja uma prioridade tendo em conta a actual conjuntura económica.

    ResponderEliminar
  8. Há por aqui gente exaltada, mas a pergunta não parece assim tão descabida. Se estamos a recriar o início hipoteticamente parece possível.

    ResponderEliminar
  9. O Big Bang não vai ser recriado.
    ...
    Afinal não houve explosão nenhuma.
    ...
    No fim das contas, só agora o mundo percebeu que apenas se pretende fragmentar partículas.

    PS - Até aqui já sinto a censura!

    ResponderEliminar
  10. Caro Roberto as suas palavras são um pouco rudes, não lhe parece?
    Andavam todos equivocados Small Lady.

    Nota - Censura? Quem mandou o e-mail a pedir desculpa pela remoção acidental? Ai ai!

    ResponderEliminar
  11. António "Green" Évora18 de abril de 2010 às 17:14

    Nós temos investigadores, não são é muitos.

    ResponderEliminar
  12. Muitos dos supostos investigadores que deviam estar a fazer investigação, dão aulas nas universidades públicas par tapar buracos. E realmente pode não ser um bem essencial, mas sem ciência ainda hoje acreditávamos que a terra era o centro do universo.

    ResponderEliminar
  13. A mim ainda me arrepia os milhões que foram investidos. Qual euromilhões lol??

    ResponderEliminar
  14. O homem é tão inteligente capaz de criar um acelerador de partículas e desvendar os segredos do universo, porque não consegue erradicar a fome e as doenças do planeta? Foram milhões de dólares MAL GASTOS!

    ResponderEliminar
  15. Custa-me acreditar que há quem acredite que esses milhões investidos neste projecto fizessem erradicar a fome e as doenças.
    Contribui grandemente para a contínua existência de tais problemas: a corrupção, a ganância económica e a subjugação dos países mais pobres.

    ResponderEliminar
  16. Investigar é trabalho, quer pessoas como você incultas o compreendam ou não como tal. E é tão importante que até já lhe deu a comodidade de estar ao PC entre outras comodidades.

    ResponderEliminar
  17. Os idiotas dos físicos, químicos e outros que tais não querem é fazer nenhum e ainda tem de ser o Zé povinho e dar o guito pás manias.

    JF

    ResponderEliminar
  18. Ninguém tem em boa conta a investigação é o que estamos a ver. É que eu gosto muito do meu telemóvel lol.

    ResponderEliminar
  19. Podemos ver é que ainda existem muitos velhos do Restelo. Se não fossem esses idiotas não teríamos que nos sujeitar: a alimentos no frigorífico, casa quente, carros, televisões, electrodomésticos, luzes, computadores, microondas, telefones móveis ou vermos o nosso corpo por dentro para ver que está tudo no sítio. Se não fossem os idiotas dos físicos...

    ResponderEliminar
  20. Eu estou reticente em relação ao investimento que o estado quer fazer na investigação, mas, por exemplo, se não fosse esta classe nem sequer tínhamos a Internet como a conhecemos hoje.
    A longo prazo esta será certamente uma experiência que desafiará o engenho humano, para benefício de todos.

    ResponderEliminar
  21. Ai que burrinhos que aqui andam.
    ...
    Mentes pequeninas.
    ...
    Mas sabem usar os pcs que devem ocorrer naturalmente na natureza.
    ...
    Há comentários que são um desperdício!

    ResponderEliminar
  22. Para mim isso é tudo de duvidar e não vai nada trazer nada de muito proveitoso à humanidade. Mais valia terem posto essa gente a trabalhar em energia renovável.

    ResponderEliminar
  23. Que gente cega! Quer uma lista é?
    Demonstração: Propriedades de certos minerais -> Energia Nuclear -> Radioterapia do cancro + Medicina Nuclear -> Máquina que detecta o cancro na fase inicial e evita que a sua mama ou a da sua mulher seja substituída por uma de borracha.
    Estes são alguns dos que nos vão levar direitinhos às grandes aplicações futuras da ciência.

    ResponderEliminar
  24. Pense naquilo que usa no seu quotidiano e tente enumerar algo que não seja um produto, directo ou indirecto, da ciência...

    ResponderEliminar
  25. Apenas lamento que a internet como a conhecemos hoje - para a qual o CERN contribuiu com o desenvolvimento do Worl Wide Web - sirva para alguns comentários tão dispensáveis caro anómino. Esta experiência pode ser significante no futuro.

    ResponderEliminar
  26. Quem sabe o que ainda se vai fazer com esta experiência? Já quando o Homem foi ao espaço muitos refilaram e agora andam todos contentes com a tv por satélite e os GPSs nos carros.
    Eu prefiro agradecer ao CERN antecipadamente por ter melhorado o modo de vida das futuras gerações.

    ResponderEliminar
  27. Ou seja, em parte graças ao CERN hoje podemos ler alguns comentários parvos!!

    ResponderEliminar
  28. Tenho para mim que a beleza da natureza e da vida está no mistério e não na descoberta.

    ResponderEliminar