sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

Comemorou-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, naquela que é uma data simbolicamente escolhida em honra de grandes escritores (Miguel de Cervantes e William Shakespeare) que faleceram neste dia.

Todos os anos são realizadas diferentes iniciativas que têm como objectivo a promoção do gosto pela leitura; não obstante, relembram-nos algo que muitas vezes nos passa despercebido: os livros. O evento mais cativante este ano foi executado pela Livraria Bertrand que evocou o jogo colectivo “cadáver esquisito” ao colocar, no Chiado, um livro com cerca de dois metros de altura.
Neste livro gigante, Francisco José Viegas escreveu o primeiro parágrafo de uma história. Espera-se agora que os transeuntes leiam o parágrafo e se sintam impelidos a continuar a narrativa como lhes aprouver. O produto final constante neste livro será, tal como no jogo anteriormente referido, fruto de um trabalho colectivo com origem em várias mentes, através do seguimento de frases.


É oportuno relembrar que se aproxima a 80.ª edição da Feira do Livro de Lisboa - a realizar no Parque Eduardo VII, de 29 Abril a 16 de Maio - naquela que é uma excelente oportunidade para adquirir livros com 50% de desconto.
Não posso deixar de referir os concertos (do jazz ao hip hop), os debates que englobam temas variados (da monarquia à literatura infantil) e as sessões de autógrafos de escritores (Sveva Casati Modignani, Robert Muchamore, Paul Hoffman, Ricardo M. Salmón, Dorothy Koomson, Luis Sepúlveda e Ricardo Pinto).

16 comentários:

  1. Não me parece que em mais um ano de crise as pessoas pretendam por comprar livros. No entanto, é uma boa sugestão.
    Os livros fazem-nos sempre sonhar!

    Passei aqui no sábado e este post não apareceu. Parece que está novamente com problemas...

    ResponderEliminar
  2. Esta é a única altura do ano em compro livros.
    ...
    Giro era sair de lá com "O poder dos sonhos" debaixo do braço e autografado pelo Luís Sepúlveda.
    ...
    Adoro!

    ResponderEliminar
  3. Não sou muito de ler, é verdade que quem lê tem melhor vocabulário?

    ResponderEliminar
  4. Dizem que enquanto lê-mos os livros estamos a desperdiçar tempo, outros que é uma aprendizagem progressiva da língua que falamos. Talvez seja um pouco de cada um destes pontos de vista se tivermos em conta diferentes factores, mas prefiro acreditar que esse tempo é um bom investimento, até porque os livros sempre algo e esse "algo" pode ser um sonho, um diferente ponto de vista, cultura, etc.

    ResponderEliminar
  5. Um dia para lembrar algo que passa despercebido a muitos, mas não a mim, porque ler um livro é como acender uma chama: estimula.
    Há tantos livros bons que não percebo como podem passar despercebidos a alguém!

    ResponderEliminar
  6. Sou completamente viciado. Leio sempre um livro por semana com excepção das férias em que chego 3 ou 4 numa semana. Estou a ler "A identidade" de Milan Kundera e aconselho vivamente!
    Luís Sepúlveda já é um clássico.

    ResponderEliminar
  7. L. Sepúlveda tem livro lindos e para todas as idades.
    ...
    Pode ser que no próximo fim-de-semana dê autógrafos!!
    ...
    Queres ir comigo no domingo durante o rpg?

    ResponderEliminar
  8. Não responderam à minha pergunta.

    ResponderEliminar
  9. Sim, ler ajuda a conhecer novas palavras.
    ...
    Pelo menos a mim ajudou.

    ResponderEliminar
  10. Ler é aprender!
    Sabe onde está o livro que a Bertrand colocou no Chiado no Dia do Livro?

    ResponderEliminar
  11. Todos sabem que ler faz bem a tudo. Até à memória. Se é uma coisa saudável e que toda a gente recomenda, acho que tens a resposta à pergunta.

    ResponderEliminar
  12. Jorge, não sei se de facto existe algum estudo que o comprove, mas é sabido que ler estimula o intelecto. Além disso podemos sempre encontrar palavras novas que ficamos a conhecer ou até mesmo expressões, logo sim influencia o vocabulário e até a forma de falar. Não obstante, dependendo do tipo de leitura, podemos sempre ficar a conhecer mais sobre um determinado assunto. É só coisas boas!

    Célia, não faço ideia.

    Small Lady, amanhã é o dia!

    ResponderEliminar
  13. Tenho curiosidade em saber qual o resultado, é pena que não saiba.

    ResponderEliminar
  14. Interessante com os hábitos de leitura se podem modificar ao longo do tempo... Dependendo também da vida de cada um, claro está.
    Foi uma óptima oportunidade para comprar as obras a ler durante as curtas férias de verão.

    ResponderEliminar
  15. Ainda bem que não é só nesta altura que há projectos deste género, para pôr as pessoas pelo menos a passar os olhos por umas quantas páginas.
    Boas leituras.

    JDamas

    ResponderEliminar
  16. Eles (os livros) andam aí e ainda há quem os veja!

    ResponderEliminar