quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Portugueses ambientalistas

As últimas sondagens (VISÃO/SIC/Gfk/Socinov), sobre os princípios da população portuguesa em relação ao ambientalismo, indicam valores, que apesar de bons, estão ainda longe do desejável, no que diz respeito às práticas executadas pela população.

Embora se note uma mudança da atitude dos portugueses em relação ao ambiente, ainda há pessoas que não compreendem ser fundamental mudar hábitos, recusando-se a reduzir a utilização do ar condicionado ou a usar carros híbridos ou eléctricos, por exemplo.
Embora acredite que existe, neste tipo de sondagens, uma tendência para as respostas politicamente correctas são, no entanto, reais e visíveis os vários sinais de adesão a comportamentos ecológicos.

Podemos observar que muitas pessoas já se aperceberam da existência de uma necessidade de mudar.  Estes valores podem, por isso, pelo menos levar-nos a ficar um pouco mais optimistas. Afinal de contas, estamos muito melhores do que à dez anos, mas melhor seria se a nossa sociedade fosse mais rica em valores cívicos.

Talvez daqui a uma geração se vejam os efeitos...

7 comentários:

  1. O problema do povo português, de uma forma bastante geral, é ser constituído por pessoas que têm facilidade em aprender, mas demoram muito tempo até começarem a pôr em prática os conhecimentos.

    ResponderEliminar
  2. É preciso ter em conta que tudo começa com as pequenas mudanças e estas notam-se nos mais novos, que já se tornaram nossos educadores nestes assuntos.

    ResponderEliminar
  3. Roma e Pavia não se construíram num dia!

    ResponderEliminar
  4. Já é feita muita coisa, ainda falta muito, mas estamos a andar em frente.

    JDamas

    ResponderEliminar
  5. Bem diz o povo que "grão a grão enche a galinha o papo"!

    ResponderEliminar
  6. Melhor era muitos apanharem os cocos dos Bobi's. Isso é que era.

    ResponderEliminar