quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Limpar Portugal

A ideia original nasceu na Estónia onde, com a ajuda de 50 000 voluntários, o país foi limpo num dia. Em Portugal, foi criada a rede ning Limpar Portugal onde se desenrola um processo idêntico. Estima-se que serão precisas cerca de 100 000 pessoas, para que a acção seja um sucesso, e o dia previsto para a limpeza é o pré-primaveril 20 de Março de 2010.

O desejado seria termos o sucesso experienciado pelos estonianos, mostrando ao mundo que quando nós, os anónimos portugueses, nos juntamos conseguimos. Infelizmente ainda somos poucos, comprovando o que já é habitual num país sem cidadania, como Portugal: nestas temáticas o trabalho sobra sempre para os poucos que ainda a têm.
Muito julgam ser apenas uma utopia, será?


Nota: até lá resta saber se existem licenças dadas pelas autarquias para que a limpeza possa ser efectuada sem coimas…

12 comentários:

  1. Devíamos era fazer uma acção para limpar Portugal desses corruptos que só nos chulam e enviá-los a todos em filinha pirilau para a ilha do Lost.

    ResponderEliminar
  2. Se limpar o país é difícil, livrá-lo dos corruptos é impossível!

    ResponderEliminar
  3. Talvez seja impossível, mas para mim a grande questão que isto levanta é: será que essa tal ilha não seria demasiado pequena?

    ResponderEliminar
  4. Muito portugueses têm lixo na cabeça. Se começássemos por limpar o cérebro de alguns portugueses a acção tinha mais inscrições e muito melhores resultados. Eu também estou solidária e vou!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que há muitos concidadãos que não têm noção da repercussão que alguns dos seus comportamentos exercem no meio ambiente. Certamente teríamos menos lixo para apanhar.

    ResponderEliminar
  6. Era óptimo que para além dos anónimos, alguém do Estado desse o exemplo.

    ResponderEliminar
  7. Para além de dar o exemplo, era óptimo que o Estado procurasse educar os cidadãos no sentido da cidadania.

    ResponderEliminar
  8. Nesta área existem políticas educativas, o cerne da questão é que ninguém se assegura do cumprimento das mesmas, neste âmbito e noutros.
    Ao que se refere quando referencia as “licenças” e as “coimas”?

    ResponderEliminar
  9. A resposta é simples e verdadeiramente impressionante Célia: é ilegal limpar locais públicos sem a autorização da autarquia e, como tal, quem o fizer tem de pagar uma multa.

    Se vos despertar interesse leiam o artigo completo, de Bruno Fehr, que deita por terra este esquema: http://so-me-apetece-cobrir.blogspot.com/2009/12/ambiente-9-limpar-portugal.html

    Acho que vai gostar, principalmente por estar muito bem conseguido dentro daquilo a você chamou “despertar mentalidades” no meu artigo sobre os factos por trás da Gripe A (aproveito e agradeço essa massagem ao meu ego).

    ResponderEliminar
  10. Quem ler esse texto fica sem vontade nenhuma de ajudar. Eu chego até a culpar quem entrar neste tipo de iniciativas de hoje em diante!

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia esta realidade.
    A comunidade acredita que está a ajudar, no entanto, é tudo apenas mais uma das muitas fachadas com que nos brindam diariamente.

    ResponderEliminar
  12. O pessoal limpa e ainda tem de pagar uma multa… só mesmo em Portugal.

    ResponderEliminar