sábado, 30 de janeiro de 2010

A "avatar-mania" e os prémios

Com o anúncio da Century Fox relativamente às receitas de bilheteira de “Avatar”, James Cameron passou a ser o realizador dos dois filmes com maiores receitas. Para além disto, o filme venceu os Globos de Ouro de Melhor Filme e Melhor Realizador, prémios que são um bom indicador para os Óscares em Março.
E aqui está algo que não compreendo…

Tal como já tive oportunidade de referir aqui, gostei do filme no geral, mas não acho que seja caso para tanto alarido ou prémios. Tirando a tecnologia o filme não traz nada de novo e o guião, embora não esteja mal aproveitado, é previsível. Ou seja, não acredito que o filme justifique a atribuição dos Globos ou dos Óscares, o que é lamentável tendo em conta toda a expectativa que foi criada.
Já vi melhores filmes (lembro-me de Dança com os Lobos), estes prémios que atribuiram ao Avatar não são merecidos e provavelmente iram também receber a maioria dos Óscares (mais uma vez não merecidos), que são apenas distribuídos conforme os interesses da máquina de Hollywood.

Acredito que estes factos não deixem ninguém admirado, afinal de contas estamos a falar de Hollywood: grandes sucessos de bilheteira estão quase sempre associados a prémios. Para além disto, tudo foi feito para que o filme fosse impulsionado pela desmedida quantidade de marketing que fizeram/fazem para promover o filme e tudo o que esteja com ele relacionado. O que pessoalmente já me aborrecesse!

Com o marketing e agora os prémios, a mania do Avatar tem crescido exponencialmente de forma alucinante! O site da Rolling Stone até já manipulou fotografias de artistas, transformando-as para se parecerem com os nativos do filme. A título de curiosidade aqui ficam as possíveis aparências de Madonna e Britney Spears, respectivamente:



7 comentários:

  1. Uns gostam outros não, sempre assim foi e gostos não se discutem!

    ResponderEliminar
  2. As imagens ficaram fixes, mas vê estas: http://www.funtoosh.com/jokes/personality/1296
    Tem a Angelina Jolie e o Obama ;)

    Olha, se quiseres aparece em Tomar hoje. É sábado e isto tem estado porreiro. Daqui a um bocado o pessoal encontra-se na ponte...

    ResponderEliminar
  3. O filme é espantoso a nível visual, mas outros filmes muito mais simples, como a Pocahontas da Disney, são igualmente bom na passagem da metáfora relacionada com a natureza e a colonização.
    Mais importante do que os prémios é o significado que o filme teve para cada um de nós enquanto indivíduo.
    As fotos estão engraçadas e fiéis.

    ResponderEliminar
  4. O filme é lindo pela tecnologia e pela beleza do mundo que foi criado, mas realmente não merece o Globo de Melhor Filme.

    ResponderEliminar
  5. O Avatar é interessante, mas partilho da sua opinião e aconselho Danças com Lobos, esse sim é um grande filme!

    ResponderEliminar
  6. Está aborrecida com o marketing?
    Se fosse mãe os seus ouvidos e a sua paciência não aguentavam! Porque todo este mediatismo está a deixar o espírito consumista e brincalhão da pequenada em alvoroço.
    No fim, os pais é que têm de sofrer com os pedidos dos filhos.

    ResponderEliminar
  7. O mediatismo era necessário para o sucesso do filme e essa é uma consequência esperada e desejada para aumentar ainda mais as receitas.

    ResponderEliminar